segunda-feira, 10 de junho de 2013

LIVROS ESPÍRITAS DE COMENTÁRIOS EVANGÉLICOS: 720 VERSÍCULOS DO NOVO TESTAMENTO


Os livros de comentários evangélicos: “Caminho, Verdade e Vida”, “Pão Nosso”, “Vinha de Luz” e “Fonte Viva” fazem parte da excelente série "Caminho, Verdade e Vida", em que o espírito Emmanuel, através da abençoada mediunidade de Chico Xavier realiza o resgate doutrinário do Cristianismo. Cada livro é constituído de 180 lições, totalizando, nas quatro obras principais, 720 versículos do Novo Testamento, estudados por Emmanuel. Esses quatro livros são uma inesgotável fonte de sabedoria, a jorrar amorosamente. Através de Emmanuel, Jesus vem nos explicar o conteúdo de suas próprias palavras. São lições irretocáveis, inclusive do ponto de vista literário. O que Emmanuel escreve em poucas palavras, os mais estudiosos gastam páginas e páginas para escrever. Emmanuel era simplesmente um nome - o nome do Senhor.
No prefácio de "Caminho, Verdade e Vida", que é um primor, Emmanuel escreveu: "Muitos discípulos, nas várias escolas cristãs, entregaram-se a perquirições teológicas, transformando os ensinos do Senhor em relíquia morta dos altares de pedra; no entanto, espera o Cristo venhamos, todos a converter-lhe o Evangelho de Amor e Sabedoria em companheiros da prece em livro escolar no aprendizado de cada dia, em fonte inspiradora de nossas mais humildes ações no trabalho comum e em código de boas maneiras no intercâmbio fraternal"!
Após "Caminho, Verdade e Vida", surgiram "Pão Nosso", "Vinha de Luz" e "Fonte Viva" - quase que em média de um por ano! Emmanuel, com sua humildade, afirma que escreveu os referidos volumes para ser utilizados na leitura e na reflexão no Culto do Evangelho no Lar. Todavia, tais obras se prestam a muito mais do que isto. Elas são o espírito do Evangelho. Cada página dever lida e analisada em seu alto conteúdo espiritual, que é eminentemente esclarecedor - não são páginas que se traduzem apenas por conforto espiritual dos seus leitores.

"Caminho, Verdade e Vida", de 1949, "Pão Nosso”, de 1950, "Vinha de Luz”, de 1952 e “Fonte Viva”, de 1956, e, um pouco mais distante no tempo, “Palavras de Vida Eterna”, em 1965, obra já psicografada em Uberaba. E outros livros mais, igualmente importantes como "Escrínio de Luz" e "Segue-Me", ambas em 1973, além de “Ceifa de Luz”, são livros que consolidaram o propósito de Emmanuel, de libertar o espírito da letra. Todos os livros de Kardec e as obras que desdobram cada um deles, além da série “Caminho, Verdade e Vida” podem ser encontrados ou encomendados na Livraria Espírita Emmanuel, que fica na Rua Major Limírio em frente ao Banco Santander. Telefone: 3416-2144.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

COMO ADORAR DEUS EM ESPÍRITO E VERDADE


Disse, então, Jesus à Samaritana: “Mulher, acredita-me, a hora vem em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus; mas, a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; porque estes são os que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito e verdade...”
Adorar a Deus em espírito e verdade é adorá-lo conforme a sua verdadeira natureza, isto é, adora-lo no íntimo de nossos corações, no recôndito de nossas almas.
Adorar a Deus em espírito e verdade é cultivar a sinceridade e a pureza de sentimentos, requisitos indispensáveis à revelação de Deus em nós mesmos.
Adorar a Deus em espírito e verdade é viver segundo as grandes leis divinas, gravadas em caracteres indeléveis no âmago das nossas consciências, e que se traduzem em amor e justiça.
Adorar a Deus em espírito e verdade é colaborar, por pensamentos, palavras e obras, no estabelecimento do seu reino neste mundo; reino de fraternidade, de igualdade e de liberdade.
Adorar a Deus em espírito e verdade é tornar-se progressivamente melhor, opondo embargos às expansões do egoísmo, cultivando a mente e o coração.
Adorar a Deus em espírito e verdade é reconhece-lo em todas as manifestações da vida, em todos os esplendores da sua infinita criação.
Adorar a Deus em espírito e verdade é sentir-se ligado à Fonte Geradora da vida, reconhecendo, ao mesmo tempo, que a vida que em nós palpita é a mesma que palpita em todos os indivíduos.
Adorar a Deus em espírito e verdade é servir à Humanidade, é querer o bem de todos os homens, é renunciar à sua personalidade em favor da coletividade.
Adorar a Deus em espírito e verdade é deixar de ser judeu ou samaritano, fariseu ou saduceu, para ser cristo em Cristo, consoante estas palavras suas: “Em vos amardes uns aos outros, todos conhecerão que sois meus discípulos.”
Finalmente, adorar a Deus em espírito e verdade é adora-lo no templo vivo, que somos nós próprios; é escoimar o nosso coração de toda a impureza, transformando-o em custódia sagrada, onde se ostente, em realidade, sua augusta imagem, a cuja semelhança fomos criados.

Transcrito do livro Em Torno do Mestre, do escritor espírita Pedro de Camargo, que usa o pseudônimo Vinícius. Outras obras do autor: Mestre na Educação, Na Seara do Mestre e Nas Pegadas do Mestre. Leia, estude e divulgue.