terça-feira, 30 de outubro de 2012

PSEUDOEVANGELISMO A BORDO



                                  
Deus é fiel. Jesus é o segredo do meu sucesso. Jesus te ama. E Ele vai voltar. Essas são algumas frases de adesivos colocados em carros, motos e bicicletas, tentando seus donos demonstrarem a sua fé. Mas a maioria delas denota uma imensa ingenuidade e completo desconhecimento das realidades do Espírito Imortal e, portanto, do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a força dos dogmas das igrejas em detrimento dos ensinamentos puros e perfeitos do Cristo. E eu, na condição de aprendiz do Evangelho, teço aqui, sem nenhuma pretensão, alguns comentários para que você possa refletir e tirar suas próprias conclusões. 
Deus é fiel!
Comentário: essa frase me intriga muitíssimo, porque de certa forma inverte a realidade. Não somos nós, filhos de Deus, que temos que ter fidelidade às Leis do Pai Celestial?! E tem mais, a frase construída dessa forma, coloca Deus como uma pessoa, como um ser como outro qualquer. Um absurdo, fruto do desconhecimento e da imaturidade de quem escreveu. O adequado é: “Deus é justiça infinita”.

Jesus é o segredo do meu sucesso.
Comentário: sucesso aí está intimamente associado à aquisição de bens materiais. É nítida e inevitável essa associação. E também aqui há uma inversão da realidade, pois tudo o que o Cristo ensinou e exemplificou envolve a aquisição de bens espirituais, sendo os principais deles a simplicidade e a humildade. Esse tipo de frase reflete bem o espírito de igrejas voltadas para a teologia da prosperidade, que nada mais é que uma forma de usar o nome de Jesus Cristo com um único objetivo: conquistar o reino dos homens, ou seja, o reino da matéria.

Este carro e minha família são um presente de Deus
Comentário: Se presenteou você, por que não presenteou o restante da humanidade? Não faz sentido. Na verdade Deus não presenteia ninguém com nada. As graças do céu não caem de graça. Deus é bondade e justiça infinitas e o que Ele proporciona, incessantemente, a seus filhos bem amados, que somos todos nós, são as oportunidades. E cada um tem o livre-arbítrio para utilizar essas oportunidades da maneira que bem entender. Isso fica claro, claríssimo, na Parábola dos Talentos.

Sou fiel a Deus
Comentário: Um dos adesivos mais pretensioso que já vi. Ninguém, mas ninguém mesmo aqui na Terra é fiel a Deus. A condição evolutiva do nosso planeta, de expiação e provas, é próprio para espíritos rebeldes, imensamente endividados com as Leis do Pai Celestial. O único ser fiel a Deus que pisou este planeta é Jesus Cristo. Todos os outros, inclusive os enviados do próprio Cristo, cometeram um ou outro deslize, pois, assim como eu e você, caríssimo leitor, são espíritos em evolução.

Jesus te ama. E Ele vem.
Comentário: O Mestre nos ama a todos indistintamente, mas será que nós amamos Nosso Senhor? Essa é a questão. Outra coisa: Ele vem de onde, se nunca nos deixou? Na condição de Governador da Terra, Jesus está com todos o tempo todo. Como Ele mesmo afirmou: Estarei com vocês até o fim dos séculos.

Este foi plano de Deus.
Comentário: o plano de Deus para seus filhos é que, através de Suas Leis incorruptíveis e perfeitas, possamos atingir a pureza e a perfeição. Não se iluda, caríssimo leitor, qualquer coisa envolvendo bens materiais está ligado a alguma prova ou expiação do espírito reencarnado na Terra. Se assim não fosse, todos desfrutariam de tudo igualmente.

100% Jesus.
Comentário: é meio pretensiosa. Para ser 100% Jesus é preciso ser 100% cristão, condição que nenhum ser humano carrega neste planeta na atualidade. Somos meros alunos e olha que já é muito, levando em conta nosso passado de erros e irresponsabilidades. O certo é dizer 100% aprendiz do Evangelho ou algo igualmente despretensioso.

Para um grande pecador. Um grande Salvador: Jesus Cristo.
Comentário: Para Jesus não existe pequeno, nem médio e muito menos grande pecador. Existem irmãos, que Ele, na condição de Mestre e Senhor, encaminhará até o Pai Celestial, afinal nenhuma ovelha se perderá do seu redil.
            Essas frases são o reflexo da falta que faz o estudo sistemático do Evangelho de Jesus Cristo, sem os entraves impostos pelos dogmas das igrejas. E para finalizar, vou citar três frases de mentes verdadeiramente sublimes e brilhantes.
“Ninguém poderá entrar no reino do Céu sem nascer de novo.” (Jesus)
“Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir continuamente – tal é a Lei!” (Allan Kardec)
“Creio na Evolução, porque creio na justiça. Creio na justiça, porque creio em Deus.” (Pedro de Camargo/escritor espírita)

Um comentário:

  1. Nossa, eu concordo plenamente com esse post!
    Sempre me irritei com esse adesivo "Deus é fiel". Quem tem que ser fiel é a pessoa, não Deus!

    ResponderExcluir